• Alguma dúvida?   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
      (11)9.9606-1556         (74)9.9935-7135
       

Profissionais Importantes Para o Casamento

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 


O Celebrante, o Mestre de Cerimônia, o Apresentador, o Animador, Cerimonialista e o Assessorista são 6 profissionais que representam o casamento. Porém, cada um com sua função e característica distinta. Conheça as diferenças:

Com eventos cada vez maiores e mais luxuosos, muitos profissionais do setor de casamentos têm focado em uma especialização, fugindo do conceito de faz tudo e dedicando-se a atividades mais distintas.

Apesar de positivo, isso comumente gera uma confusão entre as noivas que não conhecem bem os nomes e funções de cada fornecedor.

Vamos esclarecer a diferença entre 

1º Celebrante de Casamento; 

2º Mestre de Cerimônia; 

3º Apresentador; 

4º Animador;

5º Cerimonialista;

6º Assessorista;

Muitas vezes, um mesmo profissional pode oferecer mais de uma atividade. Ainda assim é imprescindível entender as diferenças para que não haja desentendimento na hora de fechar o contrato ou mesmo no Grande Dia.

Celebrante de Casamento

Atua na celebração do matrimônio, ou seja, na cerimônia de casamento, conduzindo o evento e marcando a união dos noivos.

O celebrante pode ser um Juiz de Paz (magistrado habilitado para realizar o casamento com efeito civil), pertencer a uma religião específica (padre, pastor, rabino, etc.), ser ecumênico (realiza uma celebração religiosa, mas sem uma religião específica) ou laico (sem vínculo com religiões ou crenças).

Os celebrantes religiosos costumam seguir um roteiro predefinido pela igreja a que pertencem, bem parecido a um culto. Já os celebrantes ecumênicos e laicos realizam eventos personalizados, seguindo alguns rituais simbólicos para evidenciar o significado e a importância do momento, entretanto, sem ligação religiosa.

Observação: Nem todos os celebrantes que são Juiz de Paz, Padre ou Pastor, realizam a cerimônia em diligência, ou seja, fora do cartório ou igreja.

Mestre de Cerimônia

O mestre de cerimônia é o profissional encarregado de anunciar, conduzir através do microfone os momentos, atrações e discursos programados para o evento.

O MC (Sigla para Mestre de Cerimônia) deve manter-se neutro, ter uma atuação formal, linear e discreta, chamando a atenção dos convidados somente para as atrações programadas e não para si, em alguns casos, nem mesmo aparecendo ao público.

Em casamentos, ele normalmente atua durante a recepção, seguindo um roteiro predefinido pelo cerimonial, porém há profissionais que também apoiam a cerimônia, junto do celebrante.

O MC deve ter boa voz, além de dicção e leitura impecáveis.

Apresentador

Como alternativa ao mestre de cerimônias, o apresentador também utiliza o microfone para anunciar os momentos e atrações da recepção do casamento, definidos pelo cerimonial.

Porém, esse profissional diferencia-se por sua atuação mais informal, personalizada e marcante. Enquanto o MC se mantém neutro e discreto, o apresentador muitas vezes se torna o centro das atenções, imprimindo um tom e um estilo ao evento, como se comandasse um programa de TV ou rádio.

Além de boa voz, dicção e leitura, o apresentador deve ter carisma para conquistar os convidados. Alguns apresentadores também atuam como animadores durante a festa.

Animador

O animador profissional atua durante a festa do casamento, incentivando os convidados a participarem do evento através de dinâmicas, brincadeiras, coreografias, etc.

A animação pode ser conduzida por uma pessoa ou um grupo, que costuma trabalhar em conjunto com os profissionais de música (banda, DJ, etc.) e deve seguir um roteiro combinado com o cerimonialista e com os noivos para evitar problemas, constrangimentos ou atrasos.

O animador profissional de eventos precisa ter carisma e bom senso, ser alegre e acima de tudo ser criativo.

Cerimonialista

O cerimonialista, recorrentemente confundido com o celebrante, é o profissional que trabalha no dia do evento, cuidando do cerimonial (momentos), do protocolo (normas) e da aplicação da etiqueta (convenções sociais) tanto durante a cerimônia quanto na recepção e festa.

O cerimonialista atua nos bastidores, seguindo um roteiro que foi definido previamente com os noivos, por ele mesmo ou por um assessor de casamento (wedding planner) na fase de organização.

Muitos cerimonialistas também acumulam a função de assessores, ajudando os noivos a planejarem e organizarem o evento. No dia, o cerimonialista fiscaliza e coordena o trabalho dos fornecedores e demais profissionais para que tudo ocorra conforme contratado e que eventuais imprevistos sejam resolvidos sem que atrapalhem o bom andamento do evento.

Assessorista de Casamento

O trabalho da assessoria é a gestão do evento como um todo – o que não começa no dia do casamento. Alguns pontos importantes do antes, durante e depois do casamento. Saiba mais no Artigo: Assessoria de casamento. O que é? Como funciona?

Nos preparativos:

Traçar o perfil da noiva para dar um norte aos preparativos. Conhecer muito bem os noivos é fundamental, pois no dia do casamento, se tiver algum problema a assessora deve pensar com a cabeça dos noivos. Indicar profissionais que se enquadram no perfil (estilo & orçamento) do casal. É preciso conhecer a reputação dos fornecedores que se indica. Dar uma orientação financeira realista, pois os noivos costumam não ter noção de quanto custam, na realidade, todos os sonhos. Eventualmente, ajudar na negociação com os fornecedores. Verificar os contratos para que todas as cláusulas importantes estejam inclusas. Fazer e administrar o cronograma para que todos os itens sejam resolvidos dentro do prazo certo. Cuidar do RSVP ativo e passivo. Fazer o link entre os fornecedores (enviando a planta e o timeline da festa para todo mundo), porque nem todos os fornecedores conversam entre si espontaneamente.

No dia

Acompanhar a montagem da festa. Certificar-se de que tudo chegou da forma como foi contratado e no prazo estipulado. Ter planos B na manga, caso necessário. Garantir que todos os profissionais tenham boas condições para realizar seu trabalho. Cuidar do cerimonial na Igreja. Verificar se todos os fornecedores estão atentos ao timeline da festa. Resolver eventuais problemas sem ter que preocupar os noivos e familiares.

Pós

Já deixar combinado quem sai, quem leva o que, conferir as quebras de louça (gente que leva talheres), porta-guardanapo. Verificar pendências, ver o que sobrou (acerto final de bebidas, Buffet, etc.).

Sobre Nós

Voz Eventos Sociais e Corporativos organiza os melhores eventos e paulatinamente aumenta a capacitação dos seus profissionais. O que nos habilita a realizar o seu evento com maestria, tornando-o inesquecível.

Curta a nossa página no facebook:

Contato

Para obter informações gerais sobre Assessoria, Evento, Feira, Casamento, Debutante ou Gravações, por favor contate-nos:
 
  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  (11)9.9606-1556  
  (74)9.9935-7135

Temos 15 visitantes e Nenhum membro online

web
analytics